quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Agora o ano começa!!

É verdade, hoje é quarta-feira de cinzas, um dos dias mais tristes do ano, pois, com ele vem a realidade de que o ano, realmente, começou.
Agora só fica em nossas memorias os momentos alegres da folia de Momo. São quatro dias em que o compromisso, qualquer um, fica de lado, e o único dever que temos é o de ser feliz, não se sabe muito bem por que, mas quem é besta de procurar?
Agora não tem mais jeito, vamos atrás de cumprir nossas promessas de ano novo. É hora de correr atrás de nossos planos para um ano melhor.
E para marcar esse novo ano que começa vou deixar uma frase que gosto muito utilizadas pelo saudoso Hilton Lopes, grande comunicador sergipano: Não corra atrás das borboletas, cultive seu jardim!!! Se liga caboré!!!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

"Já é carnaval, cidade!"



A vida tem algumas (váááárias) coisa engraçadas. Quando pensei em criar um blog tive a intensão de produzir, e reproduzir, textos legais, descontraidos, que a pessoas se sentissem bem em ler, coisas leves sem muitas criticas. Mas pensei também em expressar algumas angustias, coisas que teria que desabafar em algum lugar e esse é o lugar mais apropriado, assim eu acho.
Pois bem, esse menino, já diz Ninho. Vejam vocês outra coisa engraçada da vida: Estamos encerrando o segundo mês do ano. Anos que iniciou com a choradeira de prefeitos eleitos, que diziam que assumiram a prefeitura "quebrada" sem recurso para nada.
Poderiamos até acreditar, mas se o municipio não tem dinheiro para honrar alguns compromissos importantíssimos, como salários atrasados de servidores, ou como a falta de merenda escola, e por ai vai, como é que tem dinheiro para fazer Carnaval?
Concordo que com festas bem organizadas pode-se gerar renda para o município e para seus habitantes. Como concordo também que para alcançar tais resultados precisa-se de muito planeamento e as pessoa precisam ter um "capital de giro" para poder investir em produtos para poder vender, para organizar sua casa para locação. Ou seja essa estratégia para geração de renda pode ser executado no segundo ano de governo, e tenho certeza que a população não iria se zangar se tudo no município estivesse andando bem e não tivesse festas grandiosas!
Então, senhores prefeitos e senhoras prefeitas (é bom sermos politicamente corretos, mesmo com quem não saiba o que é isso) vamos eleger prioridades no restante de mandato que realmente contribua com uma vida de qualidade da população ao invés do tão famoso "Pão e Circo"

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Conto sírio

Eu gosto muito deste conto e o uso muito e minha vida.
Diz que era uma vez, um imperador muito tolo, que acreditava ser a pessoa mais inteligente do mundo. Para ele ninguém poderia ser mais inteligente, e principalmente, acreditava que as mulheres é que não tinham condições alguma de ser tão espertas.
Para comprovar sua teoria certo dia resolveu propor uma desafia à todas as mulheres de seu império. Disse que se encontrasse uma mulher com inteligência a altura da sua ele casaria com a moça que tornaria-se sua imperatriz.
Num é que a filha de um humilde agricultor aceitou o desafio?!
O pai da moça foi ao castelo dizer ao imperador que sua filha queria aceitar o desafio e o imperador tratou de enviar, pelo pai, o primeiro de três desafios que a pretendente deveria vencer.
Então o primeiro desafio foi quando a moça fizesse com um pequeno pedaço de algodão a vela do mastro principal do maior navio do imperador.
A moça disse ao pai que voltasse ao castelo do imperador e falasse a ele que faria a vela se o monarca construísse o mastro do navio com um pequeno graveto que também enviava pelo pai.
O segundo desafio foi que a moça calculasse quantos grãos de areia existia na maior duna de todo o império. A moça respondeu que era só o imperador contar todas as estrela do céu e multiplicasse por 289, e ele teria o valor exato de grãos.
Depois disso o imperador não quis mais saber de desafio e mandou que o agricultor levasse sua filha para um jantar no castelo. Ao conhece a moça o imperador se apaixonou e logos os dois marcaram a data do casamento.
Com o passar do tempo a paixão entre os dois era cada vez maior, o que foi causando inveja entre os outro súditos. A esposa do imperador sentindo que não estava agradando aos ministros e conselheiros do imperador, pois, ele dava mais ouvidos e atenção à ela, perguntou, durante um jantar se poderia pedir uma coisa.
- Será meu marido, se algum dia eu tiver que ir embora do castelo que poderia levar aquilo que achar mais valioso?
- Claro que pode - respondeu o imperador sem acreditar na separação.
Com o passa do tempo as intrigas e calunias foram tantas que o imperador acabou pedindo que sua esposa fosse embora do castelo. E ela por sua vez pediu um ultimo jantar romântico, onde eles comeram, beberam, se divertiram. O imperador muito cansado acabou pegando no sono, acordando somente no dia seguinte em um quarto estranho sendo olhado por sua esposa e pelo pai dela. Assustado perguntou:
-Onde estou? Para onde você me trouxe?
- ! - Respondeu a moça - Você num disse que no dia que fosse embora do castelo poderia levar aquilo que achasse mais valioso?
- Disse - Respondeu o imperador sem entender.
- Então! eu trouxe você, pois, você era aquilo que tinha de mais valioso em todo aquele lugar
Entrou com pé de pato saiu com pé de pinto! Quem achou pouco que conte mais cinco.
Lembrem sempre as pessoas são mais valiosas que os objetos.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vamos estimular o voluntariado!

Hoje estava ouvindo e vendo a polemica do vereador de Aracaju que luta para manter uma desgraça de uma bandana na cabeça durante as plenarias da Camara Municipal, e como Aracaju não tem nada mais importante para os vereadores tratarem e a imprensa cobrir, esse fato foi publicado por vários veiculos de comunicação.
Ao ser questionado porque o ilustre não tira o adorno o mesmo respondo que é pelo fato de ter um compromisso com Deus. Ao ser questionado novamente se tivesse que optar entre o compromisso com Deus e o compromisso com o povo que o elegeu qual escolheria ele respodeu que gostaria de manter os dois compromissos.
E ai eu fico imaginando: Qual será a idéia (será que idéia está escrita certa com as novas regras meu Deus!!) de compromisso que esse cidadão e outros cidadãos, eleitos pelo povo, tem com seus eleitores?
Será que o compromisso maior não é com eles mesmos? Será que o quê os leva enfrentar uma campanha e um mandato não é só o fato de crescer financeiramente a todo custo e ser beneficiados pelas "vantagens politicas"?
Diante desses questionamentos surgiro uma proposta. Que tal todo cargo eletivo ser uma trabalho voluntário. Num já é um esforço muito grande que eles fazem para lutar pelo povo? Então, com o voluntariado ninguem vai imaginar que eles são ladrões que só querem o dinheiro do povo.
Olhem por outro lado também. A economia seria muito grande, sobraria dinheiro nos cofres publicos.
Acompanhe o raciocinio e veja se você não concorda: Um vereador no interior tem que comparecer à Camara Municipal apenas duas vezes na semana para as sessões, que são geralmente a noite. Você por sua vez todo dia tem que trabalhar no mínimo seis horas por dia. Outro ponto: Os vereadores e os deputados já iniciam os mandatos de férias e recebendo salário. Você tem que trabalhar no minimo um ano para poder sair de féria e ainda tem vezes que precisa esperar mais que esse periodo para poder descansar.
Mais uma coisa: Todos os seres Humanos normais precisam trabalhar no minimo 25 anos para se aposentar, já os politicos não. Digam a verdade, num é muito dinheiro para num se fazer nada, não?
Vamos modificar a constituição: VOLUNTARIADO POLITICO JÁ!!!!
OBS: desculpem os erros, não tive tempo para corrigir!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Educação de 1º Mundo.

Tem algumas coisas na vida que acho muito engraçadas. Uma delas é o fato de se exigir que o Brasil tenha uma educação de ponta, coisa de pais super desenvolvido.
Não é o fato de se sonhar que isso de fato ocorra que me surpreende, nem me nego, enquanto professor, a buscar e lutar por isso. Acredito que um pais, realmente, só se desenvolve através da educação e as mudanças causadas por essa na cabeça do povo.
O que me faz acha graça é o fato de que querem a educação de primeiro mundo e não é oferecido, nem de longe condições ou estruturas de primeiro mundo para essa educação. Isso mesmo se visitarmos escola públicas, até algumas ditas como modelos, vamos ver que países de outro mundo têm escola beeeeemmmmm melhores.
Alguém consegue vislumbrar uma escola de primeiro mundo sem um único computador, ou caso tenha, sem acesso à internet? Como vamos fazer uma educação, como diz o povo nordestino, "topada" se a imagem que se querem do professor é aquela em que a aula é dada em baixo de uma árvore. Isso mesmo, é essa a imagem, pois quando alguém me diz que tenho que reciclar material para trabalhar só me vem essa imagem na cabeça.
Enquanto tudo no mundo é impresso ou fotocopiado, nas escolas públicas temos atividades, provas, textos e outras coisas rodadas no MIMIOGRAFO! Para quem não sabe o que é isso, é aquele aparelho que quando você estava na escola seu dever vinha podre a álcool.
Então devemos refletir, se queremos educação de primeiro mundo, não podemos ver coisas do primeiro mundo como luxos para a escola. Temos que ter gestores de primeiro mundo para pensar como tal e elevar o nível da educação. Não podemos imaginar escola quentes, destruídas, e sem recursos, também de primeiro mundo.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Saber Cuidar

Será que sabemos realmente o que é ter cuidado?
Neste livro Leonardo Boff nos mostra que cuidar não é um ato pontual, ou seja, coisa de momento, e sim uma atitude continua, que realizamos em todos os momento em que estamos em contato com o que queremos proteger.
Então, quando falamos em cuidar do meio ambiente não podemos entender que isso será feito em instantes exporádicos, e sim que todos os nosso atos em relação ao ambiente que nos cerca devem ser planejados no intuito de zelar por tudo que está presente em nossas vidas.
Boff nos mostra que cuidar é uma ato histórico, filosófico e social.
Vale muito a pena ler este livro, e que acha que é livro de auto ajuda está muito enganado. Temos um texto cientifico e fundamentado em estudos anteriores ao contrario de receitas copiadas de outras receitas para "evoluir-mos enquanto seres humanos". Ao ler este texto entramos em contato com teorias concretas sobre a visão de várias gerações sobre o cuidado.
Muito recomendado para professores, médicos e outros profissionais que lidam com vidas humanas.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Conselhos!!



Hoje conversando com uma amiga acabei lembrando de uns questionamentos que costumava ter. O tema de nossa conversa era: quais os espaços ocupados por pedagogos e pedagogas no Brasil.
É muito triste perceber que ocupamos a menor quantidade possível de funções que são naturalmente nossas.
Eu digo naturalmente, pois, o pedagogo é o profissional que, por excelência, pensa a educação, ou seja, é quem deve estudar, planejar, gerir, entre outras coisas ligadas à qualquer tipo de educação e tudo que ligue a esse tema.
E a realidade que vivemos é muito é muito triste pelo fato de que nos permitimos e aceitamos apenas estar em sala de aula, em coordenação de escolas ou em funções técnicas em orgão ligados diretamente à educação.
Alguém pode dizer: Mas isso é pouco?
Claro que é!!! Por que não estamos acompanhando os cursos nas universidades, como já disse, planejando, estudando, etc, etc. Por que não estamos nos Tribunais de justiça e nos Ministérios públicos, já que esses orgão têm como obrigação fazer com que seja cumprida toda a legislação educacional? E que entende disso por excelência? Nós, os pedagogos e as pedagogas!
As vezes acho que seria necessário e importante a criação de Conselhos Estaduais e Federal de Pedagogia, entidades que ficariam responsáveis por delimitar os espaços "pertencentes" aos pedagogos.
Claro que existe toda aquela questão da eficiência dos Conselhos e tudo isso, mas que devemos conquistar espaços, devemos, e com eficiência, claro.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

A Eficiencia do Axé!!

Lá vem chegando o Carnaval, com a proximidade dos festejos surgem também muitas criticas proferidas contra o "Axé Music" e seus interpretes.
Muitas dessas criticas não passam de puro preconceito. E o que me deixa muito triste que alguns dos críticos mais ferozes, são artistas, isso mesmo artistas, ou seja, pessoas que em outros momento de suas vidas também foram perseguidos e discriminados. E o pior é que se esses críticos são pessoas envolvidas com arte elas deveria ter consciência que a boa arte não é somente aquela que gostamos e que a arte deve está a disposição para levar qualquer tipo de mensagem e que dentro da visão de mundo de cada agradar dentro do contexto em que o ser humano está inserido.
Para falar a verdade eu não sou muito fã do axé. Quando estou em festas escuto, e até toco alguma coisa no carro, mas devo admitir uma coisa, se formos analisar qual ritmo musical é mais eficiente no que se dispõem o Axé dar uma surra em muitos ritmos, pois, você não ver um compositor desse tipo de música falar que com sua música ele quer levar educação às pessoas. Nem que com seu novo sucesso eles vão conscientizar as pessoas para a politica, o que por sinal, muita gente dita intelectual anda tentando fazer isso anos e não consegue.
O que a turma do Axé quer na verdade é divertir as pessoas e têm conseguido, então deixe o povo ser feliz um pouco, pois arte é distração, quem educa é escola e família. Arte é para fazer bem, relaxar, animar. Mas se conscientizar, politizar, apaixonar melhor ainda.
Então galera, TIRA O PÉ DO CHÃO!!!!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Um pouco de besteirol!

Sobre sexo, bebida e gordura
Sobre a GORDURA:
No Japão, são consumidas poucas gorduras e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA; em compensação, na França consomem-se muitas gorduras e, ainda assim, o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
Sobre o VINHO:
Na Índia, bebe-se pouco vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA; em compensação, na Espanha bebe-se muito vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
Sobre o SEXO:
Na Argélia, fode-se muito pouco e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA; em compensação, no Brasil fode-se muuuuuito e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
CONCLUSÃO : Beba , coma e foda sem parar, pois o que mata é falar inglês! Eu já parei o meu curso... eheheheh

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

LIVRO - A TROCA

Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado.
E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.
Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.
(Mensagem de Lygia Bojunga para o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, traduzida e divulgada nos 64 países membros do IBBY).

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Islândia será primeiro país a ser governado por homossexual assumida.

A coalizão que governa a Islândia anunciou neste domingo que escolheu uma homossexual assumida para o cargo de primeiro-ministro.
Com isso, o país passa a ser o primeiro na história a ser governado por uma pessoa assumidamente com tal orientação sexual.
A ex-ministra de Assuntos Sociais Johanna Sigurdardottir, de 66 anos, será premiê até que novas eleições sejam realizadas no país, em maio.
Segundo analistas, a indicação de Sigurdardottir representa um feito histórico no movimento pelos direitos dos homossexuais.
Entretanto, para muitos islandeses, trata-se de algo que não surpreende. "Eu não acho que a orientação sexual dela importa. Nossos eleitores são bem liberais, eles não se importam com isso", disse à BBC Skuli Helgeson, secretário-geral da Aliança Social Democrática, o partido de Sigurdardottir.
A coalizão de governo islandesa divulgou um comunicado dizendo que o novo gabinete vai começar a trabalhar imediatamente para combater a crise econômica que tomou conta do país.
A crise levou à queda do governo chefiado pelo premiê Geir Haarde no mês passado. "O governo herda enormes dificuldades devido ao colapso bancário e sistêmico, além de um considerável e rápido aumento de dívidas externas", diz o comunicado.

O Último Testamento.

Em "O Último Testamento" Sam Bourne, autor ainda pouco conhecido no Brasil, cria uma história eletrizante que envolve suspense, drama, relações familiares e muita aventura.
Na história que se passa em Israel, a personagem principal, Margie Costello, uma experiente diplomata americana, se envolve em uma busca por um certo tesouro que pode levar a paz, ou a guerra definitiva, entre Palestinos e judeus.
Para tal busca ela conta com a ajuda de Uri, jovem judeu, que junto com ela se envolve em uma trama de espionagem, mortes e outros temperos que contribuem para o desenrolar da aventura.
Além de uma ficção muito bem elaborada pelo autor, com o texto vislumbramos, de maneira até didática, toda a história dos povos que vivem no Oriente Médio e podemos entender os motivos de tanta confusão.
Vale a pena começar a ler, pois tenho certeza que depois que começar todos vão ficar fissurados pela história, que ler não será nenhuma dificuldade.