domingo, 28 de dezembro de 2008

Conhecimento X Realidade

Eu, enquanto pedagogo as vezes acho que nossa relação com as crianças devem ser pautadas um pouco no conhecimento gerado através dos tempos pelos grandes pensadores da psicologia, das ciências sociais e da própria educação.
Geralmente em nossa vida profissional até conseguimos esse feito, pois não temos o direito de prejudicar o futuros das crianças com as quais trabalhamos, já que não estamos totalmente inseridos nas suas realidades sociais, familiares e etc.
Mas quando a coisa deixa de ser profissional e passa a ser sentimental tudo muda. Quando soube da chegada de Maria Clara, minha sobrinha, pensei que conseguiria, de maneira afetuosa, manter a postura de educador e que os nossos contatos gerariam a construção de saberes de maneira sistematica.
Só que a realidade é totalmente outra. Pai, mãe, tio, tia, avô, avó também educam, só que de maneira natural, usando sua sabedoria de vida. A família tem o papel de instruir também mas nesse caso o amor, a paciência, o respeito são os melhores professores.
BEM VINDA MARIA CLARA!!
Tio caco e tia Joelma te amam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário