sábado, 27 de dezembro de 2008

MPB - Musica Popular Brasileira??

Ontem eu estava pensando sobre o nome que damos para algumas coisa e chegeui a conclusão que nos equivocamos, percebemos o erro, e ontinuamos errando. E isso acontece com o "principal genero musical brasileiro". Será que a MPB ainda, ou algum dia já foi, música popular? e Brasileira??

Pegunto isso porque as referencia são tantas que alguns momentos não encontro muita influência de nossa cultura em algumas músicas ditas MPB. As vezes acho que estou ouvindo "MPA - Musica popular americana", ou "MPE - Musica popular da Espanha" e por ai vai.

Outro ponto que me deixa preocupado é o sentido de POPULAR. Para mim popular é aquilo que está a disposição do POVO. Exemplo: Carnaval é uma festa popular, pois todo mundo, a seu modo, tem acesso à festa. Então como uma música pode ser popular se a mioria da população tem uma renda de R$ 400, 00, ou menos, e para se comprar um CD de um artista "popular" custa R$50,00? Como pode ser popular se um show de um artista cnsagrado hoje não é menos que R$ 80,00 e pode chegar a seus R$200, R$ 300.?

Eu não estou aqui questionando a qualidade da MPB, realmente temos grando genios na "MPB". O que estou questionando é o fato do povo não ter acesso à um gênero músical que usa seu nome. Ou seja, mais uma coisa está sendo roubada das pssoas simples e que tanto lutam para fazer esse pais ser o que é.

Que tal fazermos uma reformulação? Vamos chamar de MPB somente o samba, o forro, o arrocha e outras coisa que o POVO realmente tem contato e outros tipos de músicas podemos chamar de "MCB - Música Conteporanea Brasileira", ou "MPPB - Músicas Para Poucos Brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário