terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Conselhos!!



Hoje conversando com uma amiga acabei lembrando de uns questionamentos que costumava ter. O tema de nossa conversa era: quais os espaços ocupados por pedagogos e pedagogas no Brasil.
É muito triste perceber que ocupamos a menor quantidade possível de funções que são naturalmente nossas.
Eu digo naturalmente, pois, o pedagogo é o profissional que, por excelência, pensa a educação, ou seja, é quem deve estudar, planejar, gerir, entre outras coisas ligadas à qualquer tipo de educação e tudo que ligue a esse tema.
E a realidade que vivemos é muito é muito triste pelo fato de que nos permitimos e aceitamos apenas estar em sala de aula, em coordenação de escolas ou em funções técnicas em orgão ligados diretamente à educação.
Alguém pode dizer: Mas isso é pouco?
Claro que é!!! Por que não estamos acompanhando os cursos nas universidades, como já disse, planejando, estudando, etc, etc. Por que não estamos nos Tribunais de justiça e nos Ministérios públicos, já que esses orgão têm como obrigação fazer com que seja cumprida toda a legislação educacional? E que entende disso por excelência? Nós, os pedagogos e as pedagogas!
As vezes acho que seria necessário e importante a criação de Conselhos Estaduais e Federal de Pedagogia, entidades que ficariam responsáveis por delimitar os espaços "pertencentes" aos pedagogos.
Claro que existe toda aquela questão da eficiência dos Conselhos e tudo isso, mas que devemos conquistar espaços, devemos, e com eficiência, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário