sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Educação de 1º Mundo.

Tem algumas coisas na vida que acho muito engraçadas. Uma delas é o fato de se exigir que o Brasil tenha uma educação de ponta, coisa de pais super desenvolvido.
Não é o fato de se sonhar que isso de fato ocorra que me surpreende, nem me nego, enquanto professor, a buscar e lutar por isso. Acredito que um pais, realmente, só se desenvolve através da educação e as mudanças causadas por essa na cabeça do povo.
O que me faz acha graça é o fato de que querem a educação de primeiro mundo e não é oferecido, nem de longe condições ou estruturas de primeiro mundo para essa educação. Isso mesmo se visitarmos escola públicas, até algumas ditas como modelos, vamos ver que países de outro mundo têm escola beeeeemmmmm melhores.
Alguém consegue vislumbrar uma escola de primeiro mundo sem um único computador, ou caso tenha, sem acesso à internet? Como vamos fazer uma educação, como diz o povo nordestino, "topada" se a imagem que se querem do professor é aquela em que a aula é dada em baixo de uma árvore. Isso mesmo, é essa a imagem, pois quando alguém me diz que tenho que reciclar material para trabalhar só me vem essa imagem na cabeça.
Enquanto tudo no mundo é impresso ou fotocopiado, nas escolas públicas temos atividades, provas, textos e outras coisas rodadas no MIMIOGRAFO! Para quem não sabe o que é isso, é aquele aparelho que quando você estava na escola seu dever vinha podre a álcool.
Então devemos refletir, se queremos educação de primeiro mundo, não podemos ver coisas do primeiro mundo como luxos para a escola. Temos que ter gestores de primeiro mundo para pensar como tal e elevar o nível da educação. Não podemos imaginar escola quentes, destruídas, e sem recursos, também de primeiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário