quarta-feira, 18 de março de 2009

Nós e os livros!

As vezes eu me pego pensando em nossa relação com os livros. Fico imaginando o que é que nos aproxima ou nos afasta deles. Penso também porque o habito de ler não é uma coisa natural, e temos que ter uma posição se gostamos de ler ou não.
Acho que todo peso que esse assunto leva é por conta de como se dá os nossos primeiros contatos com a leitura, geralmente acontece de uma maneira forçada através de trabalhos escolares, ou então por pressão dos pais - "Você tem que gostar de ler!". É a mesma coisa de falar: Você tem que gostar de remédio!"
Ler tem que ser um ato livre, igual uma brincadeira, ou um filme, que nos aprendemos a gostar sem ninguém mandar que gostemos. Não é normal alguém chegar para uma criança e falar que ela deve brincar até o final da brincadeira, ou até ninguém querer brincar mais com ela. Mas é muito normal os pais, professores e outros adultos exigir que as crianças leiam os livros até o final, mesmo quando são aqueles horríveis que nada têm a ver com elas.
Ler é diversão e deve ser encarado como tal. Devemos permitir que as crianças, jovens e até os adultos decidam que horas começar e terminar a ler sem a obrigação de só largar o livro no seu termino, afinal existem váááários livros pééééééssimos e que não merecem nem mesmos ter iniciada, nem mesmos ter sido escrito.
Então, deixem as pessoas a vontade para decidir o que ler, quando ler e até onde ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário